ForeverMissed

A Nossa Missão

A ideia de criar um espaço onde possa colocar memórias e homenagear pessoas que já nos tenham deixado fisicamente, há muito que fazia sentido.

Cada vez mais guardamos documentos, fotos, vídeos e outros conteúdos digitais de familiares e amigos que poderiam ser partilhados num local que, simultaneamente, os lembrasse e homenageasse.

A necessidade de o fazer e a inexistência de uma solução com estas características, levaram ao desenvolvimento desta plataforma digital.

Assim, bem no interior do país, incubada na Associação de Melhoramentos e Bem Estar Social de Areias, Ferreira do Zêzere, nasce este projeto, que em parceria com a Forevermissed.com cria uma plataforma de memoriais virtuais para homenagear pessoas que já partiram e que, tal como cantamos no hino nacional, passam a ser os nossos “egrégios avós”.

Atualmente, na tradição dominante no país, existe um momento muito marcante em que o choque da notícia e funeral ocorrem quase simultaneamente. Este momento é dominado pela perda e todas as atenções e mensagens são naturalmente de condolências e de apoio aos familiares mais próximos da pessoa falecida.

Passado este momento de dor, são muito poucos os espaços dedicados à memória e menos ainda os dedicados à homenagem da pessoa que seguramente marcou muitos de nós. Com inmemorium.pt passa a ser possível a qualquer pessoa, de forma acessível, homenagear familiares, amigos, colegas, conhecidos que, de alguma forma, nos marcaram na vida.

Na maioria dos casos, este processo de partilha e de comunicação ajuda muito na superação do período de luto, principalmente das pessoas mais próximas.

Também o facto de ser um meio virtual, permite que, independentemente da hora e do local em que as pessoas se encontram, possam contribuir com a sua homenagem.

Embora só agora estejamos a considerar o uso dos memoriais online como uma forma normal para mostrar os nossos sentimentos relativamente aos que partiram, não podemos negar, no entanto, que as novas tecnologias estão para ficar, tornam mais fácil a comunicação entre todos, sobretudo nesta fase tão delicada por que todos passamos quando sofremos a perda de um ente querido. Acreditamos, por isso que inmemorium.pt nos pode ajudar a superar a dor e a prestar uma homenagem merecida de uma forma que até agora não julgávamos ser possível.

Paulo Marques