In Memorium
Percurso

História de Cristina

Evailde Cristina Oliveira Silva (também conhecida como Cristina, Tina, Tininha ou Evailde) nasceu na segunda-feira de 11 de janeiro de 1971, ao meio-dia, em "Hospital Antônio Targino" - cidade de Campina Grande, PB.

Filha de EVA DE OLIVEIRA SILVA (Dona Eva) e ADEILDO PEREIRA DA SILVA (Seu Adeildo), mais nova entre os três irmãos: Júnior, Evinha e Nildo. Viveu maior parte de sua vida no bairro Castelo Branco.
Nos início dos anos 1990 morou em SP - capital, na residência dos irmãos Evinha e Nildo, onde conheceu um dos seus maiores amores: a primeira sobrinha Bruna, filha de Evinha, que nasceu em 7 de dezembro de 1993.
Entre o final dos anos 1980 até 2004, idas e vindas de Tina a SP eram frequentes. Jovem Carismática, Cheia de Vida, com seu Marcante Olhar de Menina e Sorriso Encantador. 
Tinha lilás como sua cor favorita. Apaixonada por música, foi grande e fiel fã dos seus ídolos (como Djavan - chegando a ir no em dois shows em CG/2009 e JP, Tim Maia, Michael Jackson, Belchior, Xuxa - foi ao show em 1988 no Spazzio, CAZUZA, a-ha, Clara Nunes, Nana Caymmi, Seu Jorge, Jorge Aragão, É o Tchan!, Ritchie, Gilliard, Marina Lima/Kid Abelha, Gal Costa, Fábio Júnior, entre muitos outros outros. Além de escutar também músicas religiosas e hinos evangélicos. Nos últimos 3 anos de vida, o cantor Pe.Reginaldo Manzotti era um dos grandes ídolos, chegando a ir no show em CG, Parque do Povo, em outubro de 2011 - onde conheceu sua grande última amiga, a artesão Rubia Mônica. 
Aos poucos a caçula da família amadureceu. Iniciou um relacionamento com Eduardo, recém-separado, em meados de 1999/2000. Passando a morar juntos no bairro Castelo Branco. Engravidou em setembro de 2002 de seu então primeiro e único filho, Iury José Oliveira de Almeida, que nasceu em 13 de junho de 2003. Tina e Eduardo se separaram de vez em 2005/2006, após os problemas com álcool e depressão por parte do Pai de seu filho. 
Sozinha, assumiu, com o auxílio de seus irmãos, a criação de Iury sozinha.
Em 2007, foi surpreendida negativa com diagnóstico confirmado para câncer de mama. Entre 2007 e 2012, a médica RENATA LOUREIRO (especialista em oncologia do HOSPITAL DA FAP) foi principal responsável por seu tratamento de saúde, com a equipe da Fundação Assistencial da Paraíba. 
Era o início de uma nova batalha... que, do início ao fim, contou o apoio da GRANDE e QUERIDA AMIGA: Côca, a professora da UFCG Maria do Socorro Pereira - fiel escudeira, um anjo protetor. 
Fez tratamento e curou-se. No final de 2008, o câncer é mais uma vez encontrado no organismo, agora também na tireóide, precisando refazer sessões de radio/quimioterapia. Neste período, ainda teve diagnóstico de câncer de pele confirmado. 
Em 2010, após começar a passar mal - é descoberto um derrame no coração, precisando se submeter ao arriscado procedimento de drenar 750ml de água do coração. A família foi alertada para o risco, com a mãe D.Eva e os familiares se preparando e preparando o filho, Iury, para uma possível notícia trágica. Entretanto, o procedimento realizado por Dr.Valdir Cesarino, querido cardiologista e amigo de Tina, teve resultado positivo, surpreendendo a todos com a recuperação da paciente. 
Prosseguiu seus cuidados médicos e tratamento contra o câncer. No final de 2010, entra em remissão - até então se curando. Em 11 de janeiro de 2011, celebrou seu aniversário de 40 anos em Campina Grande, em festa surpresa feita pela sobrinha Bruna,  que veio passar férias e comemorar o aniversário de 17 anos, ao lado de alguns dos amores: D.Eva, S.Adeildo, Côca, Iury.
No início de 2012, após meses com o filho internado no HUAC com diagnóstico de HEPATITE AUTOIMUNE, seu câncer volta: agora mais agressivo, fazendo com que seu corpo, enfraquecido de tanta quimioterapia e outros tratamentos, se desgastasse ainda mais. 
- Final de outubro/início de novembro: vai frequentemente ao hospital, com o corpo mais debilitado e com diagnóstico de água na pleura. 
- Na quinta de 22/11/2012, perdeu o Pai, Seu Adeildo, aos 75 anos, após procedimento cirúrgico em virtude de hérnia femoral estrangulada.
Após esta ocasião, Tina volta ao "Hospital da FAP" (local que frequente desde 2007), já com retenção de líquido - tendo dificuldades cardíacas e respiratórias. 
Tarde de quarta-feira, 28/11/2012, em visita à FAP, seu filho, Iury José, se despede, em conversa com Cristina, sem saber, com beijo no rosto, em encontro autorizado. 
Tina, em seu último minuto de vida: "Cuidem do meu filho".
- Por insuficiência cardíaca e respiratórias, tendo a doença com metástase, atingindo o pericárdio e miocárdio, EVAILDE CRISTINA morreu, aos 41 anos, ao lado de sua mãe, D.Eva, às 02h20 da manhã de sexta-feira, 30 de novembro de 2012 - em "Fundação Assistencial da PARAÍBA". A certidão de óbito foi escrita com informações da irmã, Evinha, 47 anos.
__
Naquele 30/11/2012, Iury Almeida, ao acordar, já notava movimentação estranha na casa. Às 11 da manhã exigia informações, de forma desconfiada, do que estava acontecendo. A notícia da morte de TINA foi comunicada ao filho no final daquela manhã, com os tios Júnior, Evinha e Nildo reunidos em torno de sua cama, ao lado da avó - D.Eva.
Foi velada na "Eterna Morada", Monte Castelo, com sepultamento no cemitério "Monte Santo" no final da tarde de 01/12/2012. No caixão, foi enterrada com carta feita pelo filho, além da camisa que assistiu ao show do Pe.Manzotti no ano anterior. 
Prolongando e intensificando, violentamente, o sentimento de LUTO que perdurava há 7 dias na família. Deixou o filho, Iury J.O Almeida, e suas lembranças da intensa passagem pela Terra - marcando, Para Sempre, a vida de todos com quem conviveu.