In Memorium
Tributos a Padre Mário
Este tributo foi publicado por SílviaMaria Silva em 19 de agosto de 2023
19 de Agosto de 2020.
19 de Agosto de 2023.

Já passaram três anos que voaste para junto do Pai.
Intercede por nós, meu querido amigo.
Muita saudade!
Este tributo foi publicado por SílviaMaria Silva em 4 de maio de 2023
3 de Maio de 1960
3 de Maio de 2023

Farias hoje 63 anos de vida, se estivesses entre nós.
Mas já não estás entre nós.
Estás numa outra Vida.
Na Vida Eterna, como Jesus nos prometeu.
Do outro lado do Caminho.
Mas, mesmo do outro lado do Caminho, sei que estás comigo.
Porque te sinto, sempre presente.
Não te vejo.
Certamente, não te vejo.
Apenas consigo perceber os sinais.
Todas as coincidências de uma vida que tocam as coincidências de outra vida e unem os pontos invisíveis de uma Vida Espiritual e que pertencem à Vida Eterna prometida.
Sei que entendes.
Mais do que nunca.
A Eternidade sempre será Eterna.
Parabéns, minha Alma Gémea!
Até Deus!
Este tributo foi publicado por SílviaMaria Silva em 7 de abril de 2023
Páscoa 2023
Fazes falta!
✨✨✨
Este tributo foi publicado por SílviaMaria Silva em 23 de dezembro de 2022
É quase Natal.
Lembro muitos outros Natais, em que tu estavas….
E estavas, de corpo, alma e espírito.
Agora, só estás em Espírito!
E dói!
Porque a saudade de ti é imensa!
Intercede por nós, junto do Pai.
Para sempre em memória.
Para sempre em Espírito.
Para sempre em comunhão.
✨✨✨❤️❤️❤️
Este tributo foi publicado por SílviaMaria Silva em 16 de setembro de 2022
Hoje, nem sei porquê…
Fazes-me falta!
Apenas isso.



SAUDADE!
❤️
Este tributo foi publicado por SílviaMaria Silva em 9 de maio de 2022
Hoje, não é nenhuma data especial.
É apenas mais um dia em que estás “do outro lado do caminho”, como dizia Santo Agostinho.

Muita saudade!
❤️
✨✨✨
Este tributo foi publicado por Lurdes Duarte em 3 de maio de 2022
Meu querido maninho,hoje fazes 62 anos ,tenho a certeza que o Céu está em festa .
É com muita saudade que recordamos este teu grande dia,estarias agora em festa com a nossa família e a tua comunidade.
Hoje seria um dia tão feliz para todos nós.
Eu tenho a certeza que tu estás sempre bem pertinho de cada um daqueles que sempre amaste e te amam , és o nosso Anjinho da Guarda❤️
Peço que cuides de cada um de nós e que Nossa Senhora cuide de ti .
Um beijinho de amor daqui até ao Céu ,para ti e para o nosso querido Pai
Para sempre os meus amores Eternos ❤️❤️
Tua mana Lurdes Duarte
Este tributo foi publicado por Lurdes Duarte em 24 de abril de 2022
Meu querido maninho,partiste para o Céu á 20 mesesdeixaste uma dor tão grande no meu coração .
Peço- te que do Céu continues a proteger- me e a abençoar
É difícil acreditar que partiste ,parece que foste fazer uma viagem,e voltas um dia destes ❤️
Hoje a homenagem a ti maninho,foi linda e simples como sempre gostavas ,e tu mereces todas as homenagens, porque para além de Sacerdote tu foste o Obreiro das casas de Deus❤️
as nossas Igrejas e Capelas.
Obrigada por seres meu irmão
Um beijinho de amor daqui até ao Céu ❤️
Amor Eterno
Tua mana Lurdes
Este tributo foi publicado por Tomar no coração em 17 de novembro de 2021
Meu querido Padre Mário Duarte, foste cedo demais, Deus chamou-te porque certamente precisava de ti a seu lado, deixas muita saudade para trás, e uma alegria imensa por ter tido a honra de fazeres parte da minha vida. Tinhas um coração de ouro e uma mente abençoada, davas um conforto enorme e espalhavas alegria por todos com o teu sentido de humor.
Eu queria tanto que um dia celebrasses o meu casamento, mas vou-te pedir que me abençoes do céu quando um dia acontecer. Que tristeza e que saudade, obrigado por tudo, a cidade de Tomar e todos os que te conheceram nunca te esquecerão. Para sempre no meu coração, com muito carinho, cuida de nós ao lado do pai como sempre fizeste.
Este tributo foi publicado por SílviaMaria Silva em 20 de agosto de 2021
Faz hoje um ano, soube que tinhas partido para o Pai na noite anterior, às 23.00 horas do dia 19 de Agosto de 2020.
Para sempre no meu coração 
Para sempre a enorme saudade de ti
Obrigada pela tua presença na minha vida!
Olha por nós e abençoa-nos, como sempre fizeste!
✨✨✨❤️
Este tributo foi publicado por SílviaMaria Silva em 3 de agosto de 2021
Obrigada!
✨✨✨
Este tributo foi publicado por Maria Teresa Nunes em 4 de maio de 2021
Que tudo o que semeou nos corações de quem o escutou perdure e dê fruto
Este tributo foi publicado por SílviaMaria Silva em 20 de fevereiro de 2021
19 de Fevereiro de 2021, seis meses após a tua partida para o Pai.
Nunca serás esquecido.
Para sempre no nosso coração.
Gratidão pelos dez anos que convivi contigo.
Até Deus.
✨❤️
Este tributo foi publicado por Maria Teresa Nunes em 23 de setembro de 2020
O meu tributo é apenas um agradecimento ao Pe Mário por tudo aquilo que fez por todos nós e por mim, nas conversas que tive com o Pe Mário, pelos conselhos e ensinamentos pelos insentivos. Pela oração que sei que fez por mim no momento menos bom da minha vida. Por tudo o que fez pela vigararia de Tomar Obrigado Pe Mário.
Este tributo foi publicado por António Freitas em 22 de setembro de 2020
Opinião

A MEMÓRIA do Padre Márioque deve ser perpetuada

Fez no dia 19 de Setembro, 30 dias do falecimento do Padre Mário. Pelo seu trabalho ao longo de 25 anos que esteve entre nós nas paróquias de Além da Ribeira/Alviobeira/Casais e depois de 2010 a 2020 em Tomar, merece, para além de todos os testemunhos, noticias e o que se vier a editar sobre a sua vida e obra ( e aqui a edição de um livro faz sentido com a devida autorização da família) a meu ver, a sua passagem terrena, pelas nossas terras e a forma como nos “fez movimentar” e as obras que apareceram, se bem que fosse avesso a homenagens, nomes de ruas ou estátuas e até flores nos funerais, a sociedade civil, ou seja nós todos em consonância com os Conselhos Pastorais e juntas de freguesia, de pelo menos as duas freguesias ( que antes eram 3) nas quais referiu, tantas vezes “que foi aqui nestas freguesias rurais que me senti feliz e realizado” devem perpetuar a sua memória. Em Alviobeira temos, um “escondido” painel de azulejos, que lhe foi feita a surpresa e realizado sem ele saber, mas Alviobeira deve atribuir ao Salão Paroquial o nome : SALÃO PAROQUIAL PADRE MÁRIO FARINHA DUARTE” inscritos na sua fachada a letras em relevo de metal, já que foi graças à sua persistência e lutando contra as críticas de alguns velhos do Restelo, em que este escriba se pode englobar, depois de muito dinheiro, investido para nos dar uma Igreja completamente nova e que acabaria por ruir, fez este Salão logo de seguida, e que é um orgulho para quem vai de visita e de uma utilidade inquestionável e tantas vezes dizia ”quando eu me for embora as obras cá ficam”. Dar um nome de rua, dado a falta de arruamentos sem nome, na área de Alviobeira e retirar uma denominação para dar outra não faz sentido, como não faz sentido, bustos, ou estátuas.
Em Além da Ribeira/Portela da Vila sugiro que o Salão Paroquial e de Festas lhe seja dado o seu nome. Esta era a freguesia ou paróquia pela qual nutria um amor incondicional, pelas suas gentes: laboriosas, nada críticas e muito humildes. Estes são os factos e os testemunhos que ia transmitindo.
E nos Casais?
Nos Casais onde teve a ousadia de numa igreja reconstruida após os incêndios de 1991 e dedicada pelo Sr. Bispo D. António Francisco Marques em 1993 ( dois anos após a sua chegada) teve a coragem e enfrentando criticas duras de todos os quadrantes, de meter mãos à obra e antes do virar do milénio, a transformar e remodelar completamente. Aqui dado a mesma estar num local com largo que engloba o edifício da Junta, a Cáritas e a Casa Paroquial onde viveu 15 anos e que fez obras totais, para ter o conforto que necessitava, aqui neste largo a requalificação do mesmo a meu ver, passava por um grande mural, desenhado por um arquitecto amigo deste nosso padre, ou um jovem formada nas escolas de arquitectura que ele baptizou e, há nesta terra, este largo merecia um mural com painel de azulejos, pintado por artistas de arte da pintura que retractasse, o homem, o padre, o amigo. Poderia ser a sua imagem nas três procissões destas paróquias, a admirar as obras que fez, e retratando as três igrejas e os dois salões paroquias, a capela das Lapas, a capela de Ventoso, a casa mortuária dos Calvinos, a capela da Póvoa e suas salas de catequesse; ou seja uma combinação perfeita, que sem necessidade de legendas, perdurasse nos tempos e durante a nossa vida terrena e de gerações futuras os ícones das três paróquias, em termos de obras, aliado à sua vida sacerdotal e lançando um concurso de ideias a quem se dignasse desenhar e depois passar ao azulejo, numa área de 7 metros ( que são os dias da semana) por dois de altura, mural esse adornado com obras de arte de artistas de cantaria da terra, já que o Padre Mário foi um arquitecto sem ter estudado arquitectura.
Esta seria a nossa homenagem ao HOMEM, e custeada por dinheiro de recolha do povo, pois foi no seio do povo que conseguiu grande parte do dinheiro das obras que mandou realizar. Neste adro da Igreja, há espaço no topo nascente, para edificar este memorial, caso a minha simples ideia, faça sentido ou inspire que nos sentemos à mesa, pensemos e que façamos a obra nascer, pois como ele sempre nos disse “ o caminho faz-se caminhando”
Para quem vier a seguir e por aqui passar, daqui a 20, 30 anos e quando a sua memória se esvair, nas nossas gerações que iremos partir, se questione: que mural é este e quem foi este homem?
Este homem foi um padre que partiu jovem e que marcou gerações e deixou OBRA FEITA e aqui desenhada na arte da azulejaria!
Esteve entre nós nos nossos meios rurais durante 15 anos. O seu envolvimento foi umbilical. E em entrevista referiu "
Foi necessário trabalhar muito em termos de erguer estruturas físicas. Não existiam salas de catequese nestas paróquias. Nas três paróquias, ao longo destes anos, devemos ter feito obras de dois milhões de euros. Começamos por reconstruir a Igreja de Alviobeira, depois a de Além da Ribeira e a de Casais. Há muita obra feita e só tenho a agradecer a generosidade das pessoas. Tivemos alguns apoios, cerca de 90 mil euros do governo central, mas tudo o resto foi conseguido à custa de festas, peditórios ou lotarias"
Esteve sempre envolvido nessas iniciativas, foi o
padre que pensou e que deu a alma e referia " A construção mais importante não é a dos espaços, é a da própria comunidade. Isto envolve uma dedicação total às pessoas. Sempre me senti parte de cada uma das famílias que habitam naquelas paróquias. Foram eles que me alimentaram ao longo destes anos todos. Não faço comida. Convites nunca me faltam. Só tenho pena de não poder responder a todos"
Ou seja foi nestas três paróquias que foi mais FELIZ pois em Tomar as suas obras começaram a sentir-se e algumas causaram grande polémica no seio da sociedade como restauro da Capela S. Gregório ou obras na fachada Igreja S. João, dado serem monumentos nacionais, mas fez obras a nivel espiritual dignas como reviver procissões que estavam esquecidas do Enterro Senhor, e outras. Porém foi nestes três nossas paróquias que mostrou o seu valor a sua personalidade e que levou D. Manuel Pelino - bispo da diocese a nomeá-lo vigário da Paróquia de Tomar mas in solidum com as nossas paróquias que nunca deixou de acompanhar

António Freitas
Este tributo foi publicado por Tomás Duran em 25 de agosto de 2020
Foi com profunda tristeza que tomei conhecimento do desaparecimento físico (e prematuro) de um dos rostos que mais tocava os tomarenses e os jovens em particular.
O Padre Mário era, para mim, a pessoa que melhor sabia desconstruir a mensagem da igreja para a explicar aos jovens que conhecia pelas salas das escolas de Tomar.
Com ele não havia espaço para tristeza. Em cada contacto e cada conversa havia sempre alegria e um toque de humor que lhe era característico.
Entre nós houve sempre uma amizade muito leal e positiva. Recordo-me das conversas que tive com ele, do que ri com ele e da força que dava a mim e aos jovens da Tomar TV para que nunca desistíssemos.
Ele não desistiu e agora pode finalmente ocupar um lugar que lhe é devido.
Soube hoje que Tomar lhe agradeceu bem. Só podia ser assim.
Obrigado Padre Mário.

Sérgio Aleluia
Tomar TV

Deixar um Tributo