In Memorium
Percurso

HOMENAGEM PÓSTUMA por Mauro Ricardo Pizarro

ELOGIO FÚNEBRE FAMÍLIA e FILHOS

ZECA PIZARRO


11 DE JANEIRO DE 2024


José Alfredo Pizarro Junior “Zeca”,    O Filho Varão de José Alfredo Pizarro  e de Maria Elisa Batalha Pizarro, nasceu em Luanda a 21 de Janeiro de 1959, sendo o 3° de 4 filhos, onde o antecedem 2 irmãs, Filomena Pizarro (Filó) a mais velha, Elizabeth Pizarro (Bety) a seguir e depois o irmão  mais novo Yuri Pizarro.



Iníciou os seus estudos primários em meados da década de 60, progredindo na sua trajectória estudantil até ao Ensino Médio onde frequentou o liceu Paulo Dias de Novaes, mais tarde Ngola Kiluange, entre 1974 e 1977.



 Tendo concluído os seus estudos e já com os canudos basilares da educação fundamental e Média, inicia a procura pelo seu primeiro emprego e em 1977 ingressa no Banco Comercial de Angola  - BCA (depois Banco Popular de Angola e Actualmente BPC), onde toma contacto com a realidade laboral com a sua genuína determinação e adaptabilidade, formatando-o como um Homem e não mais um adolescente, onde permanece até 1979.



Todavia, permanecia um sonho antigo, o de ser Piloto Aviador!



Em 1979, inicia a sua formação como Piloto Aviador na escola do Luena.



Determinado e disciplinado, rapidamente granjeou a simpatia e admiração dos seus instrutores de voo, tal era a dedicação e compromisso com a sua causa maior…”o sonho de tornar-se Piloto Aviador”



Até 1983, José alfredo Pizarro Júnior, enveredou pela carreira na Aviação dos transportes pesados e com 24 anos já era, nesta altura, piloto da Sonangol a voar a aeronave Fokker 27.



Foi então que, em 1984, é chamado ao cumprimento do serviço militar obrigatório, tendo ingressado nas Forças Armadas Angolanas, nomeadamente, nas FAPA/DAA/FAPLA, já como piloto da aeronave Fokker-27 da Sonangol Aeronáutica, onde fez a inspecçao militar básica (Recruta), no 4° Curso do Centro de Instrução de Soldados do Ambriz (CISA) e posteriormente destacado para  missões, nesta altura, como piloto da aeronave Antonov 26 (AN-26) com vários destacamentos durante o período conturbado das batalhas que a Pátria Angolana conheceu e viveu, onde tornou-se Comandante de bordo até á sua desmobilização.



Em 1988, ainda pela Sonangol Aeronáutica, segue rumo a Portugal, onde faz parte do primeiro grupo de estudantes aspirantes a Piloto de Linha Aérea (PLA), na escola de aviação AeroCondor em Tires.



Em 1990, regressa ás suas actividades profissionais na Sonangol Aeronáutica (Actualmente SonAir), ao Comando das aeronaves Fokker 27 e Fokker 50,  onde foi apontado igualmente, como instrutor de voo dos diferentes tipos de aeronaves que fizeram parte da evolução da sua carreira como Piloto Aviador, durante o seu brilhante percurso profissional nesta empresa.



Além das aeronaves mencionadas anteriormente, conquistou igualmente o patamar de Comandante das seguintes aeronaves:

-Boeing 727;

-Boeing 737;

-Família Airbus A318-320 ACJ;

-Falcon 7X



No direccionamento da sua carreira na SonAir como gestor, foi Director de Treinamento de voo e Pessoal Navegante de Asa-Fixa e posteriormente ocupou o cargo de Director de Operações de Voo de Asa-Fixa até ao ano da sua reforma em 2020.



Mas José Pizarro Junior, Zeca, não parou por aqui, tal era a sua paixão e entusiasmo pela Aviação.



Assim, em 2021, inicia actividades na Autoridade Nacional da Aviação Civil (ANAC) onde exerceu a função de Inspector de Operações de Voo até finais de 2023.



José Alfredo Pizarro Júnior faleceu a 05 de Janeiro de 2024, em Portugal, vítima de doença.



Deixa 1 (uma) viúva, Ana Paula Pereira Africano e (dois) filhos Mauro Ricardo Figueira Pizarro e Karim José Africano Assunção e  3 (três) Netos, Adriana Rola Pizarro, Luena Rola Pizarro e Gianni Castro Assunção.



Pai, endereço-te estas palavras não apenas em meu nome, mas em nome da nossa Família, em particular! Dos teus Pais (Meus Queridos Avós), Irmãs, Irmão,  Primos e Primas, Sobrinho e Sobrinhas.



A tua partida prematura deixa em nós um vazio enorme, pois eras o centro nefrálgico da nossa Família, o nosso Comandante…



Quase sempre, qualquer um de nós não dava passos em frente sem ter o teu conforto, a tua opinião, o teu direccionamento, o teu carinho, pois eras essa pessoa disponível para todos e igualmente preocupada! E agora o que faremos? Paira esta questão no ar e a dor nos nossos corações ainda não nos permite vislumbrar como será daqui para frente.



Habituaste-nos a conviver com a tua Disciplina, Seriedade, Sentido de Missão, mas sobretudo com essa Alegria contagiante que te era característica e impossível de ser replicada, tal era a autenticidade e espontaneidade do teu sorriso e das tuas gargalhadas que ainda ecoam nos nossos corações…também tinhas os teus momentos menos bons, como qualquer Ser que se digne humano,  momentos esses que rapidamente se  esvaneciam pelo surgimento de um momento ainda mais alegre.



Não vai ser o mesmo daqui para frente..



Tal era o entusiamo que nos envolvias quando contavas as tuas estórias que preenchiam os nossos momentos em família e em especial as mussuladas…quem as contará daqui em diante?! Certamente mais ninguém…eram tuas…e quando não fossem tuas tu davas o teu toque especial.



 Família e Amigos reuniam-se a tua volta…passavamos momentos extraordinários.



Não vai ser o mesmo daqui para frente..



Ver-te dançar com a tua esposa, a Paula, traduzia-se num momento mágico e admirado por todos….segundo a mesma, muitos comentavam: “vocês ensaiaram em casa”.



O mesmo acontecia quando dançavas com as tuas sobrinhas onde á mistura saíam umas gargalhadas…certamente já terias formulado uma “estiga”…ou uma nova alcunha ou comentado sobre algo hilariante.



Não vai ser o mesmo daqui para frente…



O que é certo é que marcaste as nossas vidas com um tónico de alegria e de nós isso jamais sairá,  haverá sempre a memória do quão grandioso tu foste e continuarás a ser…daqui em diante, agora em memória…e faremos questão de honrá-la….SEMPRE!



Foram tantas as viagens que fizeste nas tuas Missões que orgulhosamente te gabavas que tinhas dado a volta ao Mundo por 2 vezes…



Tanto Sacrifício, tanta dedicação, tanta ausência, para que pudesses dar-nos o mínimo de dignidade e educação.



O carinho que partilhavas com os teus Pais, meus Avós, era exemplar…sempre preocupado…sempre com eles… Sempre Com Amor…



Queria poder ter tido a oportunidade de fazer o mesmo contigo pelo Excelente exemplo vivo que tu foste para mim e para qualquer um de nós!



Oh Pai….Oh meu querido Pai…nesta luta a que foste acometido mostraste uma vez mais o quão valente, resiliente e batalhador tu eras!



Pela “Espinhosa Jornada” caminhaste e também nos deste tranquilidade sempre que possível!



Não questionamos os desígnios do Senhor nosso Criador, e para onde caminhas…nós vemos-te partir, certos de que do outro lado estará alguém para te acolher!



Meu Pai, vai e caminha devagar…



”Deixem-me ir devagar…nas calmas…nas calmas”…tal como disseste a mim e a tia Filó na véspera da tua derradeira partida.



Pois bem…VAI e segue firme… nessa caminhada…espalha a tua Luz e continua a tocar os corações conforme fizeste com os nossos!



Eu Amo-te, Nós Amamos-te…Descansa em Paz meu querido PAI!



Mauro Pizarro

11-01-2024