In Memorium
Estimados familiares e amigos;
Este Memorial virtual foi criado em memória de Fernando Minau, 54 anos de idade, nascido em 28 de setembro de 1965 e que nos deixou em 2 de junho de 2020.
Por vivermos uma situação tão atípica das nossa vidas, nem todos os que o desejavam lhe puderam prestar uma última homenagem.
Este é o local onde todos os que privaram com o Fernando terão oportunidade de o homenagear ou de partilhar recordações da sua vida curta, mas cheia de histórias.
Pretendo que este memorial perdure para sempre e que seja visitado pelos seus descendentes, mesmo os que ainda não nasceram.
Este tributo foi publicado por Maria Gama em 24 de junho de 2022
Fernando,
Hoje, onde quer que te encontres, tenho a certeza de que além de estares em paz, estás muito feliz. PARABÉNS papá babado!
Temos muitas, muitas saudades tuas e lamentamos profundamente não poder partilhar pessoalmente essa felicidade contigo. Mas, partilhamo-la nos nossos corações.
Parabéns! A tua princesa mais crescida já faz hoje 27 anos. E, está linda!
E, a mais nova, lindíssima também! Já fez 18 anos... No baile de finalistas era uma verdadeira princesa. Na próxima semana fará um exame e, termina o Ensino Secundário. Que orgulho para ti e para todos nós! Parabéns! No próximo ano vai para a faculdade.
Partiste e a dor permanecerá para sempre nos nossos corações, mas o empenho de ambas em continuar a fazer com que sintas orgulhoso delas é a principal força que nos move.
PARABÉNS papá orgulhoso e obrigada pelas filhas maravilhosas que colocaste neste mundo.
Um beijo com todo o meu amor. Mana

Beijos enormes também para os nossos pais e para o Armindo, que com certeza estão também muito felizes e orgulhosos. Também estão sempre no meu coração.
A paz de Cristo para todos!
Este tributo foi publicado por Maria Gama em 2 de junho de 2022

Fernando
Hoje tem sido um dia particularmente difícil. Faz hoje dois anos que partiste e partiste demasiado cedo.
A tua falta, as saudades que tenho de ti apenas são amenizadas porque acredito que estás na paz e na luz de Cristo e que de lá nos estás a ver e a guiar pelos melhores caminhos.
Juntos, estamos a fazer aquilo que julgamos que será a tua vontade e sempre com o objetivo de honrar a tua memória. Tu mereces que o façamos!
As tuas lindas filhas continuam o seu percurso, do qual com certeza te continuas a orgulhar.
Embora noutra dimensão, estás e estarás sempre comigo até ao dia do nosso reencontro.
Um beijo e um abraço do tamanho do mundo, repletos de amor.
Mana
 
Este tributo foi publicado por Maria Gama em 2 de junho de 2022
Fernando,
Este foi o 2.º Natal e a 2.ª passagem de ano que "passámos" sem ti. Se todos os dias penso em ti e se as saudades são cada vez mais, estes dias foram particularmente difíceis.
Na tentativa de sentir algum ânimo fui recordando os momentos felizes que passámos juntos. E, felizmente foram muitos! Lembro-me de rirmos os dois sem saber porquê e sem conseguir parar; lembro-me dos dias frios em que nos deitávamos os dois no sofá, um para cada lado, tapados com uma manta, a ver televisão; lembro-me dos dias felizes na praia; lembro-me dos passeios ao domingo com os nossos pais; dos domingos em que nos juntávamos todos ao almoço na "nossa" casa; da felicidade e orgulho com que falávamos dos nossos filhos e da alegria dos nossos pais quando no Natal os viam vestidos com as lindas roupas condizentes que eles sempre lhes ofereciam. Lembro-me do gosto que tinhas em que a passagem do ano fosse na tua casa, para desfrutarmos da vista maravilhosa que de lá tínhamos.
Mas, recordo-me também das vezes que vinhas a minha casa partilhar comigo os teus sucessos ou desabafar as tuas preocupações.  
São momentos que nunca irei esquecer e que manterão a tua memória sempre presente no meu coração.
Um beijinho grande.
Mana
Este tributo foi publicado por Maria Correia em 29 de setembro de 2021
Primo, amigo, tudo .
Tenho saudades .
Tenho-te no meu coração.
Enquanto eu estiver viva e no uso das minhas faculdades, recordar- te-ei sempre. Estou aqui para te dar o meu abraço de parabéns e mimo. Beijos
Este tributo foi publicado por Maria Gama em 28 de setembro de 2021
Fernando,
Hoje dia 28 de setembro é e será sempre o dia do teu aniversário.
Partiste demasiado cedo!
Apesar da tristeza e das saudades que sinto, o amor que nos unia permanecerá para sempre.
Que a tua alma descanse tranquilamente na luz e na paz de Cristo.
Até um dia... em que nos reencontraremos e possamos dar o maior abraço do mundo.
Mana
Este tributo foi publicado por Maria Gama em 2 de junho de 2021
Fernando
Faz hoje um ano que partiste. O dia em que nos deixaste foi o dia mais triste da minha vida. Têm sido dias de muita tristeza, de muitas lágrimas, de muita saudade... um ano em que não houve um único dia em que não pensasse em ti.
Partiste e contigo partiu o meu querido e único irmão, o irmão mais lindo do mundo, o meu melhor amigo, aquela pessoa com quem eu sabia que podia sempre contar. Sinto muito a tua falta!
Acredito que estejas a descansar na paz de Cristo e que junto dele tenhas encontrado a serenidade de que tanto precisavas. Acredito ainda, que estejas rodeado por pessoas que te amaram e amam muito e por alguns verdadeiros Amigos, que também já partiram.
Tu és a luz que me guia nesta caminhada aqui na terra, até quando Deus quiser. Guarda um lugarzinho para mim aí no céu, junto de ti e dos nossos pais. Vocês estão para sempre no meu coração!
Quando nos encontrarmos de novo iremos dar os maiores abraços do mundo.
Um beijinho do coração, com muito, muito amor e saudade.
Mana
Este tributo foi publicado por Maria Gama em 1 de janeiro de 2021
Hoje, Dia de Ano Novo, Dia Mundial da Paz e simultâneamente Dia de Santa Maria, Mãe de Deus, que Ela te mantenha sempre na Paz de Seu Filho.
O ano que passou, o pior ano da minha vida e possivelmente o de muitas outras pessoas, seria um ano para esquecer. Mas, infelizmente, até ao fim da minha vida ou enquanto a minha mente mo permitir vou sempre lembrar-me que foi o ano em que partiste.
Tenho muitas saudades tuas e estás sempre comigo. Neste início de ano renovo a minha esperança de um dia te poder abraçar de novo, tal como aos nossos pais.
Descansa em Paz.
Um grande beijinho.
Mana
Este tributo foi publicado por Maria Gama em 25 de dezembro de 2020
Fernando
Ontem, Noite de Natal e hoje Dia de Natal em que celebramos o nascimento do Menino Jesus, tenho sentido particularmente a tua falta.
Todos os dias me lembro de ti, todos os dias penso em ti, todos os dias tenho saudades tuas, todos os dias choro por ti, mas este é o 1.º Natal em que não tive a alegria de te ver entrar a porta da minha casa.
Guardo-te no meu coração e como não te posso abraçar, abraço-te com as minhas orações.
Tenho fé que um dia nos vamos encontrar todos de novo e que nesse dia te darei o maior abraço do mundo.
Até lá, um beijinho de eterna saudade.
Mana
Este tributo foi publicado por Maria Gama em 28 de setembro de 2020
Querido irmão;
Hoje farias 55 anos. Partiste cedo de mais!
Esta é a primeira vez que no dia do teu aniversário não estás entre nós. Mas, continuas a viver dentro de mim, no meu pensamento e no meu coração, pois o amor é mais forte que a morte. Tenho tantas saudades tuas!
Choro por ti e rezo por ti, descansa em paz até ao nosso reencontro.
Mana
Este tributo foi publicado por Maria Correia em 28 de setembro de 2020
Porque é o 1º ano que não estás connosco no teu aniversário ( mas, sempre presente nos nossos corações ) deixo aqui o meu abraço, bem apertado, bem sentido, bem saudoso ... quero-te muito. Lita
Este tributo foi publicado por Maria Gama em 3 de setembro de 2020
Fernando;
Faz hoje três meses que partiste. Foram três meses difíceis, pelos quais nunca imaginei passar.
Partiste, mas estás sempre no meu pensamento e no meu coração! As saudades são imensas! Fazes-me muita falta!
Resta-me recordar os momentos felizes que passámos juntos, até ao dia do nosso reencontro.
Descansa em PAZ.
Um beijinho,
Mana
Este tributo foi publicado por Maria Gama em 2 de setembro de 2020
Fernando, tu que sonhavas, lutavas pelos teus sonhos, que amavas incondicionalmente as tuas filhas de quem tanto te orgulhavas, tu que sorrias, que adoravas divertir-te e viajar, é inacreditável...
Que triste! Perdi-te, perdi o meu único e querido irmão.
Quando andávamos por aí os dois, víamo-nos, dizíamos adeus um ao outro e nem todos os dias conversávamos. Mas, uma coisa que ambos sabíamos é que podíamos sempre contar um com o outro! Estes meses de pandemia preocuparam-te, sabia que estavas muito desiludido e muito cansado... mas, pensei que eras forte e ias conseguir superar. Errei! Devia ter feito mais do que fiz, mesmo ultrapassando a tua vida privada.
Pela lógica seria eu a primeira a partir, mas foste tu e, de uma forma tão trágica.
Amo-te muito, sinto uma dor que não consigo descrever, estou cheia de saudades tuas. Vais ficar para sempre no meu pensamento e no meu coração!
Tenho fé de que um dia vamos estar juntos de novo. Até lá, DESCANSA EM PAZ! 

27, julho, 2020

Deixar um Tributo

 
Últimos Tributos
Este tributo foi publicado por Maria Gama em 24 de junho de 2022
Fernando,
Hoje, onde quer que te encontres, tenho a certeza de que além de estares em paz, estás muito feliz. PARABÉNS papá babado!
Temos muitas, muitas saudades tuas e lamentamos profundamente não poder partilhar pessoalmente essa felicidade contigo. Mas, partilhamo-la nos nossos corações.
Parabéns! A tua princesa mais crescida já faz hoje 27 anos. E, está linda!
E, a mais nova, lindíssima também! Já fez 18 anos... No baile de finalistas era uma verdadeira princesa. Na próxima semana fará um exame e, termina o Ensino Secundário. Que orgulho para ti e para todos nós! Parabéns! No próximo ano vai para a faculdade.
Partiste e a dor permanecerá para sempre nos nossos corações, mas o empenho de ambas em continuar a fazer com que sintas orgulhoso delas é a principal força que nos move.
PARABÉNS papá orgulhoso e obrigada pelas filhas maravilhosas que colocaste neste mundo.
Um beijo com todo o meu amor. Mana

Beijos enormes também para os nossos pais e para o Armindo, que com certeza estão também muito felizes e orgulhosos. Também estão sempre no meu coração.
A paz de Cristo para todos!
Este tributo foi publicado por Maria Gama em 2 de junho de 2022

Fernando
Hoje tem sido um dia particularmente difícil. Faz hoje dois anos que partiste e partiste demasiado cedo.
A tua falta, as saudades que tenho de ti apenas são amenizadas porque acredito que estás na paz e na luz de Cristo e que de lá nos estás a ver e a guiar pelos melhores caminhos.
Juntos, estamos a fazer aquilo que julgamos que será a tua vontade e sempre com o objetivo de honrar a tua memória. Tu mereces que o façamos!
As tuas lindas filhas continuam o seu percurso, do qual com certeza te continuas a orgulhar.
Embora noutra dimensão, estás e estarás sempre comigo até ao dia do nosso reencontro.
Um beijo e um abraço do tamanho do mundo, repletos de amor.
Mana
 
Este tributo foi publicado por Maria Gama em 2 de junho de 2022
Fernando,
Este foi o 2.º Natal e a 2.ª passagem de ano que "passámos" sem ti. Se todos os dias penso em ti e se as saudades são cada vez mais, estes dias foram particularmente difíceis.
Na tentativa de sentir algum ânimo fui recordando os momentos felizes que passámos juntos. E, felizmente foram muitos! Lembro-me de rirmos os dois sem saber porquê e sem conseguir parar; lembro-me dos dias frios em que nos deitávamos os dois no sofá, um para cada lado, tapados com uma manta, a ver televisão; lembro-me dos dias felizes na praia; lembro-me dos passeios ao domingo com os nossos pais; dos domingos em que nos juntávamos todos ao almoço na "nossa" casa; da felicidade e orgulho com que falávamos dos nossos filhos e da alegria dos nossos pais quando no Natal os viam vestidos com as lindas roupas condizentes que eles sempre lhes ofereciam. Lembro-me do gosto que tinhas em que a passagem do ano fosse na tua casa, para desfrutarmos da vista maravilhosa que de lá tínhamos.
Mas, recordo-me também das vezes que vinhas a minha casa partilhar comigo os teus sucessos ou desabafar as tuas preocupações.  
São momentos que nunca irei esquecer e que manterão a tua memória sempre presente no meu coração.
Um beijinho grande.
Mana
Percurso
O "Fernando", o "Minau", "O "Fernando Minau" - Fernando Manuel Minau Nunes Batista -, nasceu em Fetais, freguesia de Sto Quintino, concelho de Sobral de Monte Agraço, no dia 28 de setembro de 1965.
Seus pais, Armando Nunes Batista e Emília da Piedade Minau, com a mesma naturalidade, nasceram em 30 de julho de 1934 e 16 de setembro de 1935, respetivamente. Faleceram ambos em 2015.
Os avós paternos Manuel Francisco Batista e Beatriz Nunes, tal como os avós maternos, Sebastião Minau, que já não conheceu e Maria da Piedade, também residiam em Fetais.
O pai, após tirar carta de condução em 1959, começou por trabalhar por conta de outrem e, passado pouco tempo, por conta própria, dedicou-se inicialmente ao comércio de frutas e posteriormente ao comércio de batatas e cebolas.
Quando o Fernando nasceu eu já tinha quase 5 anos. Sempre me tratou carinhosamente por "mana".
Foi um bébé muito acarinhado por toda a família, foi-lhe dado o nome do padrinho e primo direito, Fernando Minau, que faleceu em Angola em 1967, quando o Fernando tinha apenas 2 anos de idade. Tinha mais 3 primos direitos, todos do lado da mãe, 2 homens que faleceram ainda novos e uma prima, a Lita, que felizmente ainda se encontra viva e de boa saúde.
O Fernandinho, como carinhosamente era tratado, era uma criança tranquila e inteligente, tendo frequentado a Escola Primária de Fetais, onde fez as primeiras amizades. A Professora Isilda de Jesus Antunes foi sua professora da 1.ª à 3.ª classe e na 4.ª classe a sua Professora chamava-se Maria João.
Depois, prosseguiu os estudos em Sobral de Monte Agraço e posteriormente em Torres Vedras. Nestes anos criou verdadeiras amizades que perduraram até à sua partida.
Terminado o ensino secundário, optou por não prosseguir os estudos e dedicou algum tempo da sua vida ao futebol. Começou por jogar no Monte Agraço Futebol Clube, tendo ingressado posteriormente nos juvenis e júniores do Sport Lisboa e Benfica. Terminou a sua breve carreira futebolística no Torralta, com sede no Alvor - Algarve.
Seguidamente dedicou-se ao comércio  de pêssegos. Comprava pomares de pêssegos em Montargil, que tratava, apanhava e comercializava.
Posteriormente e, em parceria com alguns amigos, nem todos verdadeiros, teve diversas atividades. Importou fruta que depois comercializava; trabalhou no envio de produtos alimentares para Angola, Cabo Verde  e S. Tomé e Príncipe; fez a prospeção de negócios com o Brasil e colaborou na prospeção da venda de produtos alimentares em Espanha e na Europa de Leste.
Aproveitou, e ainda bem, todas estas fases da sua vida profissional para viajar, conhecer outros países e outras culturas, o que lhe dava imenso prazer. 
Lembro-me de uma das suas primeiras viagens, de carro, com amigos, desde Portugal até Itália (Veneza), passando pelo sul de Espanha, França e Mónaco. Chegou maravilhado!
As viagens à neve, também com amigos, eram sempre fantásticas!
Há já alguns anos que se dedicava ao setor imobiliário.
Foi à Quinta da Venga, em Arruda dos Vinhos, o projeto dos seus sonhos, que dedicou os últimos anos da sua vida, procurando construir habitações de qualidade, numa vila com qualidade de vida, às portas de Lisboa.
Paralelamente à sua vida profissional, teve, como é evidente, a sua vida pessoal. O expoente máximo dessa vida foram as suas filhas, a Carolina e a Rita. Amava-as incondicionalmente, tinha nelas um enorme orgulho, desejava que fossem sempre muito felizes e queria estar presente no seu futuro.
Mas, a vida também lhe proporcionou e continuava a proporcionar muitas desilusões e preocupações. A pandemia veio agravar essas situações, privou-o ainda de pequenos prazeres que tinha na vida e o seu bem-estar emocional foi-se degradando. E, infelizmente, ainda existem pessoas que nas fragilidades dos outros só veem  oportunidades de sucesso. O Fernando andava muito triste! O facto de eu não ter tido uma atitude mais proativa continua a pairar na minha cabeça.   
Os dias vão passando e a saudade é cada vez maior...
Histórias recentes
Partilhado por Maria Gama em 27 de setembro de 2020
Partilhado por Maria Correia em 29 de julho de 2020

Eras o meu "unico" primo homem, adorava-te.
Foste um menino muito querido, adorava-te!
Sempre estive à tua disposição. ... não consegui ajudar-te, muito embora tenha percebido que não estavas "bem". Quem te perturbou tanto?
Continuarás sempre nos nossos corações.  A "asneira / estupidez " ... nunca será motivo para o esquecimento. 
Tanto sonho...
Tanto projecto. ..
Tanta luta ...
Tu que te recusavas ao "NÃO " ... tiveste coragem ... muita coragem para dizer ...... NÃO À VIDA.
O meu beijo eterno, LITA.